Oulook Express sumiu / perdeu mensagens de e-mail

Posted on 22 de julho de 2008

1


Outlook Express utiliza um formato de arquivo chamado DBX, esse arquivo é local que fica armazenado as mensagens.
O tamanho máximo recomendado pela Microsoft de um arquivo DBX é de 500 MB.
Durante a compactação dos arquivos DBX, em alguns casos pode ocorre que alguma mensagem desaparece, esse sintoma pode acontecer quando existe um programa de antivírus monitorando os arquivos ou que o arquivo DBX está corrompido.
Dessa forma durante a compactação o Outlook Express não consegue ler a mensagem e a mesma é perdida.
Para evitar que esse problema venha ocorrer novamente a Microsoft disponibilizou uma atualização que durante a compactação as mensagens corrompidas são ignoradas e um backup dos arquivos DBX é criado automaticamente na Lixeira do Windows XP.

Update for Outlook Express 6.0 on Microsoft Windows XP (KB918766) – Português (Brasil)
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=86b68a78-f325-4a95-98c2-98af2256ccc3

OBSERVAÇÃO: Essa atualização não afeta os arquivos que foram corrompidos antes de a atualização ser instalada.
Execute as seguintes etapas para resolver os problemas de corrupção ocorridos após a instalação da atualização:
1. Saia do Outlook Express.
2. Na área de trabalho, clique duas vezes no ícone Lixeira.
3. Localize o arquivo de backup.
O arquivo deve ter um nome semelhante a  nome_da_pasta_de_email.bak.
Observação: No nome desse arquivo, nome_da_pasta_de_email corresponde à pasta de email não encontrada no Outlook Express.
Se mais de um arquivo estiver corrompido, mais de um arquivo deverá ser restaurado.
 Quando isto ocorre, a Lixeira terá mais de um arquivo nome_da_pasta_de_email.bak.
4. Clique com o botão direito do mouse nos arquivos de backup do Outlook Express e em Restaurar.
O arquivo é restaurado para a pasta %perfil_do_usuário%\local settings\application data\identities\guid do usuário\microsoft\outlook express.
OBSERVAÇÕES:
* Nesse caminho, %perfil_do_usuário% é, geralmente, C:\Documents and Settings\nome_do_usuário.
* Nesse caminho, guid do usuário é semelhante a {05A26C0D-1173-4013-84A0-EAC2A1FE40F6}.
* Se mais de um perfil de usuário for usado no Outlook Express, pode haver mais do que um guid do usuário.
Cada guid do usuário corresponde a um determinado perfil.
 
5. Localize o %perfil_do_usuário%\local settings\application data\identities\guid do usuário\microsoft\outlook express.
OBSERVAÇÃO:  Esse caminho contém pastas ocultas. Se convir exibir essa pasta, habilite a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos em Opções de Pasta.
Se a pasta %perfil_do_usuário%\local settings\application data\identities\guid do usuário\microsoft\outlook express contiver um arquivo nome_da_pasta_de_email.dbx que é igual ao arquivo que convém restaurar, mova o arquivo nome_da_pasta_de_email.dbx existente para uma outra pasta. É possível excluir esse arquivo depois que a restauração dos itens de email for realizada com êxito.
6. Clique com o botão direito do mouse em nome_da_pasta_de_email.bak e clique em Renomear.
7. Altere a extensão de nome de arquivo .bak para .dbx.
8. Inicie o Outlook Express. Os itens emails devem ser restaurados.
Se um email não for encontrado em mais de uma pasta, as seguintes etapas deverão ser executadas para os vários arquivos de backup. Se o Outlook não iniciar, as seguintes etapas deverão ser executadas para restaurar o arquivo Folders.dbx. É possível excluir os arquivos .bak da Lixeira assim que tiver certeza de que o banco de dados foi restaurado com êxito.

COMO COMPACTAR PASTAS DE E-MAIL MANUALMENTE

Após instalar a atualização, o contador no Outlook Express é redefinido ao compactar as pastas de email manualmente. As pastas de email não serão compactadas automaticamente até que o Outlook Express tenha sido fechado 100 vezes. Caso haja muitos itens de email, compacte o banco de dados regularmente para ajudar a impedir a perda de dados.

Para compactar as pastas de email manualmente, use um ou mais dos seguintes métodos: • No menu Arquivo, aponte para Pasta e clique em Compactar ou em Compactar todas as pastas.

* No menu Ferramentas, clique em Opções.
Clique na guia Manutenção, em Limpar agora e em Compactar.

No caso das mensagens perdidas durante o processo de compactação, você pode usar um software chamado  DBXTRACT talvez com ele seja possível recuperar algumas mensagens.

Durante essa verificação o utilitário DBXTRACT extrai todas as mensagens no formato de arquivo .EML

Site para download do DBXTRACT
http://info.abril.com.br/download/2477.shtml
Posted in: Outlook Express